18/08/10

Minhas manias de Leitura



Este post é inspirado no post que vi no “Blog da Happy Batatinha”.
Achei giro e é uma forma de me dar a conhecer um pouco, pelo pelos no que diz respeito às manias que todos temos com as nossas leituras.

Eu tenho estas:

Tento ler um livro até ao fim mas, se por alguma razão não me está a entusiasmar, ponho-o de lado para uma nova oportunidade. Entendo que nem sempre estamos dispostos a ler determinados livros.

Quando leio um livro que gosto ou adoro, não me canso de o recomendar a toda a gente... e é o que estou a fazer no blog.

Não me custa nada emprestar livros, empresto muitos, mas, mantenho um registo de todos os livros emprestados, a quem e quando. Quando mo devolvem, dou baixa na lista.

Como fico danadinha quando me devolvem livros danificados, antes de os emprestar, faço-lhes uma capa com papel branco, inclusive aos que ando a ler, como ando sempre com algum na bolsa...
Adoro livros, para mim, os livros são objectos de culto e preciosidades, logo, trato-os o melhor possível.

Na primeira página escrevo sempre o meu nome e o mês e ano em que o comprei ou me foi oferecido.

As minhas estantes não estão organizadas por autor ou alfabeticamente mas sei exactamente onde está cada um deles. Mas, pensando bem, vou começar a ordená-los.

Tenho uma estante só com livros que ainda não li. Que, infelizmente, por falta de tempo está cada vez maior… a lista dos livros que quero comprar é ainda maior, uma triste certeza que tenho é que a minha vida não vai chegar para ler todos os livros que quero…:((

Leio todo o tipo de livros… excepto ficção científica.

Adorava ter um e-Reading só para levar nas minhas viagens, com vários livros, não pesa nem ocupa espaço, é o ideal. Mas de forma alguma iria substituir O Livro físico.

Leio mais do que um livro ao mesmo tempo. Tenho um livro na casa de banho, assim como um livro de palavras cruzadas – sim, sim, aproveito todos os momentos. Tenho sempre mais três ou quatro na mesinha de cabeceira e mais outro que anda sempre comigo na bolsa, para ler na hora do almoço, nos transportes e para o caso de ter de esperar por alguém em qualquer sítio.

Leio sempre às refeições, quando estou sozinha.

Não faço colecção de marcadores mas tenho muitos… se calhar… vou começar a fazer colecção, não é má ideia, afinal, gosto e preciso sempre deles!

Não me importo que me contem a história de um livro e até mesmo o fim. Quando é uma história interessante compro o livro na mesma. Uma coisa é ouvir uma história, outra é lê-la, vale sempre a pena.

Quando vou ao cinema ver um filme baseado num livro e que me agradou, arranjo sempre forma de ler o livro… este é sempre muito diferente e melhor!

Pois então… comigo é assim! Boas leituras!

http://happybatatinha.com.br/blog/2010/08/04/meus-habitos-literarios/

2 comentários: