16/08/11

Sete Casas - Alev Lytle Croutier

Uma história de mulheres contada por sete casas ao longo de varias gerações.
Na Turquia, desde o principio do Séx XX até aos nossos dias as casas onde viveram as mulheres da familia contam as histórias delas.
Uma história muito bonita contada de uma forma quase poetica, uma escrita que me lembra um pouco Isabel Allende. Gostei deste livro, não chama muito atenção, no principio nem agarra muito mas aos poucos fui entrando nesta familia e, de mansinho e discretamente fui assistindo aos seus dramas e alegrias, que não foram assim tantas quanto isso.
É um livro que não sendo empolgante, deixa marcas.

Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 240
Data 1ª Edição: 12/03/2004
Nº de Edição:
ISBN: 972-23-3162-0
Nº de Páginas: 244
Dimensões: 150x230mm
Peso: 374g

Sinopse:
Esta saga familiar acompanha quatro gerações de mulheres turcas desde o império otomano até à transformação da Turquia numa república. As casas aqui descritas são as narradoras desta história que tem início em 1910 com a aquisição da primeira casa por Esma, uma mulher que desafiou a tradição ao viver a sua viuvez longe da protecção familiar. Uma neta de Esma contará a sua própria história, a de uma infância mágica onde o avô cultivava fina seda do Oriente, seguida de uma brusca transição para o ambiente urbano de Ancara, já ao som de Elvis Presley. E assim se atravessa todo o século XX tendo com pano de fundo um exótico universo.
Classificção: 7 - Bom

2 comentários:

  1. Esta escala de classificação é pessoal? Eu também tenho uma, mas é representada em estrelas (*)sendo o máximo ***** e o mínimo *.
    Quando desisto, não há estrelas, apenas a indicação de desistência.
    Está agradável o blog. Parabéns :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Betina, esta classificação é muito pessoal sim. Não sou critica literária, não o pretendo ser nem tenho habilitações para tal. Este blog não mais do que uma especie de arquivo dos livros que leio e uma forma de divulgar a leitura. Apenas isso. Obrigada pela visita e boas leituras. :))

    ResponderEliminar